sexta-feira, 24 de abril de 2009

Nem só de paixão vive o jornalista¹

Muitos dos estudantes de Jornalismo têm verdadeira paixão pelo curso que fazem, realmente muito fascinante. Muitos, não todos.
Pelos corredores e salas de aula das faculdades que se propõem - mas nem sempre conseguem - a ensinar o ofício jornalístico, é notável a diferença, até mesmo na postura e na expressão facial, dos que amam essa atividade e daqueles que pretendem fazê-la por um outro motivo qualquer.
Jornalismo é uma atividade extremamente cotidiana. É preciso gostar muito do que se faz, ter paixão por comunicar, gostar desse trabalho, que é feito dia por dia, sem rotina prévia, sem mesa de escritório, sem roteiros programados e sem ar condicionado. Mas não só de paixão vive o jornalista. Saber o que faz é fundamental, entender o que se esta fazendo na rua, quando se está entrevistando alguém, é vital para que o repórter tenha sucesso no que faz. Mas parece que muita gente que está hoje estudando para ser jornalista, não se atenta para isso.
Muitas pessoas estão se formando sem saber grafar palavras simples, como auge, ou seu sinônimo, apogeu, sem saber regrinhas básicas de gramática, ferramenta com a qual o repórter trabalha todos os dias. Mas não penas isso muitos jornalistas estão saindo dos fornos sem ter. O mais importante para essa profissão, que é um exercício constante da ética, muita gente também não está levando consigo quando sai da faculdade e vai para as redações: formação ética.
Pode ser falta de interesse dos que preferem cuidar dos cabelos a se dedicar ao estudo dos padrões éticos da categoria, pode ser deficiência da escola que ensina e forma o profissional de comunicação social. Mas a verdade é que há aqueles que concluem seus estudos em Jornalismo sem uma formação, uma preparação ética realmente eficiente, e isso se reflete, inexoravelmente, no resultado final do trabalho desses agentes sociais, a mediação competente entre os fatos e as idéias com a sociedade.
Essa, além do mistério da vida, é a questão mais urgente.
_____
¹Texto criado em uma terça-feira, 20 de novembro de 2007, às 19:08:58. Orientado e revisado pelo jornalista e professor-muito-gente-boa Eduardo Horácio. Publicado no jornal laboratório Caderno 3, do curso de Jornalismo das Faculdades Alves Faria, lá no fim do mundo, onde eu estudo.

Um comentário:

Thiago Augusto" disse...

uhn.

ética; a ética pro jornalista é retratar a realidade e se abster de opinião? :O

fale sobre...